Ingressar na marinha é um dos objetivos de muitos jovens. Além do serviço militar obrigatório que pode proporcionar isso, existe outro método, o concurso marinha brasileira. Nele, você fará um exame de nível nacional para poder entrar em estabelecimentos que formam futuros militares da marinha.
Tem interesse nesse tema? Então fique ligado nos próximos conteúdos.
Conheça: concurso marinha brasileira!
Quer conhecer algum concurso de marinha brasileira? Então leia os subtópicos a seguir para decidir o estabelecimento militar-naval que você irá prestar o teste.
CN – Colégio Naval
Localizado no Rio de Janeiro, especificamente em Angra dos Reis , o CN tem como objetivo selecionar alunos para o EM (Curso de Graduação da Escola Naval).
Tal curso, é denominado como “Curso de Preparação de Aspirante”, que desenvolverá o intelecto e o físico do aluno, para que ele esteja apto para ingressar, futuramente, no EN, tendo conhecimentos do ensino médio, além dos conteúdos tidos no ensino militar-naval.
Informações sobre esse concurso marinha brasileira:
O candidato precisa ter o ensino fundamental completo e ter de 15 a 22 anos até o dia da matrícula no CN. Além disso, apenas pessoas do sexo masculino podem prestar o concurso.
Neste concurso terão algumas etapas, dentre elas estão a prova objetiva de matemática, inglês, física, português e redação. Além disso, também terá a inspeção da saúde do candidato, o teste de aptidão física e a avaliação pedagógica.
CPAEAM – Aprendiz Marinheiro
Neste estabelecimento da marinha, serão executadas tarefas de gestões administrativas, saúde da marinha e operativas. Os aprovados deste concurso terão uma formação técnica dentro do colégio naval.
Principais requisitos deste concurso marinha brasileira
Ser brasileiro é um dos principais requisitos, juntamente com os 18 a 22 anos de idade. Além disso, conclusão do Ensino Medio e exclusividade para o sexo masculino entram na lista dos requisistos.
As etapas do processo de ingresso para o curso são compostas por uma prova escrita objetiva, inspeção de saúde, teste aptidão, avaliação pedagógica.
C-CAP – Corpo Auxiliar de Praças da Marinha
Este corpo auxiliar tem a função de apoiar gestões administrativas, de saúde da marinha e operativas, isso tudo a nível técnico.
Após sua formação, o militar permanecerá como Cabo por até seis anos. E, a partir do seu segundo ano como Cabo, poderá fazer o exame para o Curso de Habilitação a Sargento.
Entre os requisitos para se inscrever, neste concurso da marinha brasileira, estão: ser brasileiro nato, ter de 18 anos a 24 anos. Além disso, o participante precisa ter o Ensino Médio completo e pessoas de ambos os sexos podem se inscrever.
EN – ESCOLA NAVAL
A escola naval tem como intuito formar oficiais para os primeiros postos de carreira dos CA (Corpos da Armada), do CFN (Corpo de Fuzileiros Navais) e o CIM (Intendentes da Marinha)
Este curso oferece habilitações após o ciclo escolar mais básico. Ou seja, depois desse ciclo, o candidato poderá escolher a sua habilitação de acordo com a área de Ciências Navais.
Após concluir o curso, o aluno receberá o Diploma de Graduação em Ciências Navais e será nomeado como Segundo-Tenente. Sendo assim, poderá iniciar sua carreira oficial na marinha.
Corpo Auxiliar
O Corpo Auxiliar, de quadro técnico (T), tem como objetivo preparar o jovem para as atividades de apoio técnico, gerenciais e administrativas. A pessoa que for aprovada no concurso, terá que fazer o curso de formação de oficiais, proporcionado pela CIAW (Centro de Instrução Almirante Wandenkolk).
No entanto, essas vagas são reservadas para profissionais que são graduados em cursos de nível superior das seguintes áreas: Direito, Comunicação, Biblioteconomia, Geologia, Informática, Meteorologia, Oceanografia, Pedagogia, Serviço Social, Segurança do Tráfego Aquaviário e Estatística.
Ter menos de 36 anos está entre um dos requisitos para ingressar no curso, além disso, pessoas de ambos os sexos podem participar do processo de seleção.
CP – CEM – Corpo de Engenheiros.
Assim como o curso mostrado anteriormente, do corpo auxiliar. O concurso de engenheiros da Marinha disponibiliza o curso de formação de Oficiais, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, para o candidato aprovado. Nesse curso, as pessoas serão preparadas para o exercício de funções em organizações militares da marinha.
As vagas do CP-CEM são somente para profissionais de nível superior, especializados em alguma das muitas áreas da Engenharia. Profissionais de Arquitetura e Urbanismo também podem realizar o processo de inscrição.
Contudo, ter menos de 36 anos entra em um dos requisitos para ingressar no curso e pessoas de ambos os sexos podem participar do processo de seleção.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender sobre o concurso marinha brasileira. Se você deseja fazer o teste, foque na carreira que quer seguir. Isso te dará mais forças para concluir esse objetivo. Boa sorte!