As redes sociais se tornaram verdadeiras protagonistas da rotina da maioria das pessoas no mundo, mais da metade da população mundial está online todos os dias para saber das novidades e informações.
Entretanto, além de serem usadas como meios de entretenimento e informação, as redes sociais também se tornaram espaços que permitem o crescimento de empresas e tem levado marcas a patamares nunca imaginados antes.
Porém, é necessário que haja um planejamento e uma organização muito bem feita pela equipe da empresa para que as redes sociais cumpram o seu propósito e ajudem esse crescimento, e é justamente sobre isso que iremos abordar hoje.
Por que o planejamento para as redes sociais é tão importante?
Muitas pessoas ainda veem as redes sociais como algo divertido e apenas usado para entreter os usuários, mas com o tempo, e principalmente, com o surgimento do marketing digital isso mudou.
Assim como dentro de uma empresa se é planejado as datas de pagamento, as férias dos funcionários e a reposição de produtos no estoque, os conteúdos produzidos para as redes sociais também precisam dessa constância e comprometimento.
As redes sociais gostam de perfis que se comprometem com as plataformas e postam conteúdos relevantes em datas e horários padrões.
Isso mostra que o perfil realmente está se esforçando para crescer e a determinada plataforma poderá ajudar com isso.
Independente de qual for a estratégia escolhida, uma orgânica como o inbound marketing ou uma paga como o Instagram Ads, o planejamento faz toda a diferença para se obter os resultados esperados.
E por falar em estratégias, selecionamos algumas das mais usadas e dicas nas redes sociais para te ajudar a se planejar de maneira mais objetiva, conhecendo as estratégias que existem e a que mais se enquadram com o objetivo da sua empresa.
Estratégias para as redes sociais do empreendimento
Sabemos que o universo digital é gigante e possui diversas estratégias e informações para ajudar empresas e negócios a construírem a sua presença online, mas hoje selecionamos apenas algumas das melhores para te ajudar neste processo.
Marketing voltado para o conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a produção de conteúdos educativos e que agregam algo na vida dos seus seguidores, tudo com o objetivo de mostrar que você possui prioridade no assunto e sabe sobre o que está falando.
Se você é o produtor de um curso de marketing digital, pode produzir um conteúdo ensinando seus seguidores a como anunciar no Google Ads.
Dessa maneira, você mostra a autoridade que tem no assunto e aproveita para divulgar o seu produto.
Anúncios pagos
Os anúncios pagos nada mais são do que campanhas realizadas pelas redes sociais, nas quais você paga para que elas divulguem o seu produto ou serviço para ainda mais pessoas onlines nas redes.
Essa estratégia é muito usada justamente por trazer muitas pessoas novas para o negócio por meio de um pequeno valor em dinheiro e sem que seja necessária a presença de uma pessoa para colocar a estratégia em prática, pois a própria plataforma é quem fará isso.
Invista nos stories
Os stories são pequenos vídeos que ficam disponíveis nas redes sociais por apenas 24 horas.
Por meio deles você consegue criar uma relação e intimidade ainda maior com o seu público, mostrando os bastidores do seu negócio e trazendo eles para perto da sua rotina.
Faça sorteios
Há quem diga que os sorteios não aparecem as marcas, porém, eles trazem um grande número de novos seguidores para o perfil, e consequentemente, para a marca.
Por isso, investir em sorteios nos seus perfis nas redes sociais ainda vale muito a pena.
Faça lives
As lives se tornaram verdadeiros fenômenos após a pandemia do coronavírus, e servem não só para entreter as pessoas, mas também para ensiná-las algo novo ou fazê-las conhecer um novo negócio.
Se você é um profissional de redes sociais, pode fazer uma live explicando como funciona o Facebook Ads ou qualquer outro assunto relacionado ao seu nicho, o que gera ainda mais audiência e intimidade com o seu público.
Instrumentos para te ajudar na produção de conteúdo
Agora que você já conhece algumas das estratégias para colocar em prática nas redes sociais o seu negócio, selecionamos também algumas ferramentas simples para tornar o processo e a rotina de produção mais simples para você e sua equipe, são elaa:
- Trello;
- Canva;
- Buffer;
- In Shot;
- PicsArt.
Todas essas ferramentas são 100% onlines e possuem suas versões e gratuitas e pagas para que você possa testar e verificar se realmente ajudam a otimizar o seu dia a dia.
Considerações finais
Assim como o marketing revolucionou as estratégias e meios de divulgação das empresas, as redes sociais vieram para otimizar processos e o tempo das equipes, trazendo inovação e muitos resultados para as empresas que resolvem investir nelas.