Como aprender espanhol? Com o compromisso e as ferramentas certas. Mas, e é possível estudar sozinho? Por que fazer isso?
Essa pergunta pode não ter uma resposta única: há pessoas que não conseguem se concentrar em uma aula, outras que simplesmente desejam se desafiar, enquanto ainda existem outras que gostariam de aumentar os seus conhecimentos, etc.
Seja qual for o motivo para querer saber como aprender espanhol por conta própria, não há como negar que haverá certo nível de satisfação quando você atingir seu objetivo. Leia com a gente e veja 5 dicas!
Considerações iniciais sobre a aprendizagem da língua espanhola
Cerca de 1.500 anos após a formação da língua espanhola, uma versão escrita foi desenvolvida nas cidades de Toledo e Madrid. A partir daquele momento, a língua se espalhou como um incêndio para outros países, através do colonialismo.
É por isso que, apesar da distância da Espanha, o espanhol é a primeira língua em países como Chile, Peru e toda a América do Sul, com exceção aqui do Brasil (por detalhe, já que boa parte do país ficou sob domínio da Coroa de Castela com o Tratado de Tordesilhas, durante um curto período de tempo).
Embora as oportunidades para pessoas multilíngues cresçam a cada dia, a falta de tempo e dinheiro é a principal razão pela qual muitas pessoas desistem de aprender uma língua estrangeira.
Algumas pessoas pensam que são muito “velhas” para estudar um novo idioma, pois descobrem que as crianças aprendem mais rápido do que qualquer outra pessoa, o que as torna hesitantes até mesmo em tentar. Ao contrário da crença popular, é mais do que possível saber como aprender espanhol por conta própria.
Hoje, o espanhol é a língua oficial de 21 países e é falado por cerca de 437 milhões de pessoas, tornando-se a segunda língua mais falada no mundo em número de falantes nativos. Assim, depois de aprender, você terá muitas pessoas com quem conversar!
Então aqui está uma lista dos melhores truques e dicas que permitirão que você estude espanhol por conta própria, podendo aprender essa nova língua em bem menos tempo do que imagina. Leia, anote e coloque as dicas em prática:
1. Como aprender espanhol? Utilizando aplicativos para smartphones e tablets
Sabemos que os ritmos dos nossos dias oferecem uma vida agitada, mas com os aplicativos para aprender espanhol no seu smartphone, você pode começar a estudar o idioma aproveitando os minutos livres enquanto está sentado no ônibus.
Existem dezenas de aplicativos projetados para serem fáceis de usar, simples, eficientes e, o mais importante, podem ser gratuitos ou baratos. Então, o primeiro passo é pegar seu smartphone, ir até a loja de apps do mesmo e encontrar o app espanhol que mais se adapta a você.
As opções são bem variadas, desde aplicativos com vários estágios até aqueles destinados somente a iniciantes. Como aprender espanhol nunca foi tão fácil como é atualmente.
2. Organize um programa de aprendizagem diário
Como aprender espanhol? Estudando um pouco em cada dia. A maneira ideal de aprender espanhol por conta própria é organizar um programa de aprendizado em um ritmo pré-estipulado para estudar, praticar e progredir.
É recomendável que você estude apenas em blocos de 90 minutos antes de fazer uma pausa. Isso ocorre porque as pessoas tendem a se distrair mais após 90 minutos estudando direto.
É importante pensar na hora do dia em que você é mais produtivo. Portanto, é aconselhável decidir qual horário seria o melhor para organizar seus estudos: por exemplo, terça-feira pode ser o dia em que você assiste a um filme em espanhol e depois pratica a escrita por 30 minutos.
Enquanto, na quinta, você pode dedicar os 90 minutos de aprendizagem dividindo uma hora de leitura e 30 minutos para as noções de gramática, que podem ser encontradas diretamente online.
3. Assistir a filmes e programas de TV com legendas
Como aprender espanhol? Assistindo e ouvindo mais sobre a língua. Até os filmes e séries de TV podem ajudá-lo a aprender espanhol. Inicialmente, você pode começar a assistir a filmes em espanhol com legendas em português.
Mais tarde, quando você começar a entender as primeiras frases, poderá começar a assistir a filmes em espanhol com legendas em espanhol. Pode parecer estranho assistir, ouvir e ler em espanhol ao mesmo tempo, mas na verdade essa prática promove um aprendizado mais rápido.
As habilidades de leitura se desenvolvem muito mais rápido do que as de ouvir. Lendo e ouvindo ao mesmo tempo, é mais fácil melhorar a pronúncia.
4. Leia, pesquise novas palavras e leia novamente
A leitura é, sem dúvida, a atividade mais útil no processo de como aprender espanhol, principalmente nos estágios iniciais. Você pode ler seu livro favorito em espanhol ou algum texto voltado para os mais jovens, que é deliberadamente mais simples de entender.
Por exemplo, depois de aprender as primeiras regras básicas, os livros da saga Harry Potter traduzidos para o espanhol podem ser um excelente campo de treinamento para aprender a língua.
Sublinhe as palavras que não entendeu, procure-as no dicionário e as escreva a lápis diretamente no texto, depois releia tudo. Esta será uma ótima maneira de ampliar seu vocabulário.
Mais tarde, quando você se sentir pronto para ler algo mais desafiador, você pode navegar em jornais online como El Mundo e El País, onde você encontrará ótimos artigos sobre as últimas notícias.
5. Escreva, escreva, escreva
Compre um bloco de notas para usar em suas anotações em espanhol. Mesmo que agora estejamos cercados por telas sensíveis ao toque, escrever à mão ainda é um método mais do que eficaz para a memória.
Simplesmente escrever uma palavra e seu significado a lápis, escrever uma frase que você achou difícil de aprender ou, novamente, escrever os verbos e suas conjugações o ajudarão a gravar o espanhol na sua memória quase que inconscientemente.
As nossas dicas de como aprender espanhol são relativamente simples, mas se forem levadas a risca irão trazer ótimos resultados em um curto período de tempo, assim você será bilíngue o quanto antes. Até a próxima!