Fonte: blogdoenem
As bolsas de estudo permitem que pessoas que não conseguem pagar uma instituição de ensino tenham condições de cursá-las, recebendo um desconto variável, que muitas vezes pode chegar a até 100% do valor total. A busca por elas não é algo recente neste país de tantas desigualdades, porém antigamente essas ofertas não eram tão comuns.
Hoje, a oferta por este tipo de benefício se tornou algo mais acessível por diversos fatores, tais como o aumento de programas sociais e o avanço da tecnologia, onde é possível encontrar descontos em instituições através de plataformas digitais.
É possível encontrar uma série de parcerias que ofertam bolsas para escolas, universidades, cursos técnicos e profissionalizantes, bem como cursos preparatórios para concursos e vestibulares. Esse desconto não vale só para cursos presenciais, mas também para os cursos online (os chamados ead), como é o caso da escola de inglês English Live, que oferece aos estudantes algumas bolsas e descontos através de sites como o Educamaisbrasil.
E quem sabe dos desafios da competitividade entende a importância de uma boa preparação para ter um futuro promissor. O desconto é uma chance real de acesso à educação que poucos jovens teriam sem ele. Sabemos que há pessoas brilhantes em todas as áreas, de todos os gêneros e situações financeiras. Só que muitos não conseguiam desenvolver sua inteligência plenamente por falta de oportunidades e ambientes favoráveis. E garantir um futuro digno e boas chances de colocação no mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal é uma grande meta.
Fonte: queromedicina
As escolas escolhem o modo de fornecer as bolsas de estudo para os alunos. Enquanto algumas fazem provas de conhecimentos que possam garantir o valor do desconto, outras oferecem através de acordos com plataformas educacionais. Esse desconto pode significar até mesmo 100% do valor total da mensalidade em alguns casos, e isso é uma grande oportunidade para estudantes que não tiveram condições de cursar escolas pagas, pois de uma forma geral a grande parte das vagas de Universidades Públicas é preenchida por aqueles que realizaram seus estudos em instituições privadas.
Com relação às faculdades, grande parte aproveita as notas do ENEM, e de acordo com o resultado obtido, proporciona ao aluno bolsas de estudo que também podem chegar ao valor total do curso. E cada vez mais faculdades estão aderindo a esta modalidade, com algumas fornecendo também descontos através de vestibulares particulares. Algumas bolsas e descontos são aplicados durante o período letivo do curso, como por exemplo o caso das Universidades que fornecem descontos ou isenções para alunos que indiquem outros alunos para se matricular na Instituição.
É preciso mencionar também que o Governo Federal possui dois programas sociais que também possibilitam àqueles que não passaram nas Universidades Públicas cursar uma faculdade particular: O ProUni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), cada um com uma proposta.
O PROUNI concede bolsas de estudos para estudantes que não possuem diploma de nível superior, tenham feito o ENEM e obtido nota média superior a 450. Há algumas regrinhas para participar da seleção: o aluno deve ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou ter obtido uma bolsa de 100% em uma escola particular. Professores de escolas públicas também podem ser beneficiados com a bolsa de licenciatura, além de pessoas com deficiência. As bolsas são de 100% para estudantes cuja renda per capita da família seja até 1,5 salário mínimo ou 50% para aqueles cuja renda bruta chegue até três salários mínimos.
Já o FIES traz uma outra proposta. É um financiamento para que estudantes de baixa renda possam estudar em faculdades particulares e começar a pagar apenas depois de terminar o curso. O valor mensal e aquele que será restituído depois, é definido de acordo com a renda per capita da família. Apesar de ser uma iniciativa pública, o financiamento será feito de maneira privada através de bancos ou instituições financeiras.
As bolsas de estudo se tornaram de fato populares porque estão fazendo um trabalho social necessário. Elas são um meio democrático para que cada vez mais pessoas tenham acesso a boas faculdades, bons professores e ensino de qualidade. As facilidades para conseguir uma, seja através de plataformas online, seleções na escola ou programas do Governo, são um atrativo para quem deseja se formar e ter condições igualitárias no futuro.