Precisa de uma bolsa de estudos e não consegue se decidir? Veja quem vence a disputa entre Educa Mais Brasil x Mais Bolsas
O Governo Federal disponibiliza diversos programas que auxiliam as pessoas sem condições financeiras de continuar os estudos, a fazer uma graduação ou outros cursos de seu interesse, mas com a troca de governo, muitos desses programas como FIES e Pronatec, acabaram terminando ou enfraquecendo.Foi aí que surgiram programas da iniciativa privada como o Educa mais ou o Mais bolsas. Mas, em meio a tantos programas, uns com descontos, outros com bolsas integrais, você pode ficar confuso sobre qual é o melhor para seu perfil. Por isso, fizemos uma comparação abaixo sobre o programa Educa Mais Brasil e o Mais bolsas, dois importantes projetos desse perfil.
Educa Mais Brasil
Esse é um dos programas mais famosos nessa categoria, isso porque oferece bolsas com descontos altos, sendo de até 70%. Ele é direcionado a alunos que não podem pagar um curso que desejam fazer e que precisam de um apoio.
Um de seus principais diferenciais é que ele não oferece apenas cursos de graduação, como a grande maioria dos programas. Você pode fazer cursos de línguas, especialização, cursos livres, técnicos, educação básica, ensino médio, preparação para vestibulares, etc. É só encontrar uma instituição participante e se inscrever.
Para poder participar do Educa Mais Brasil, o candidato não pode ter condições financeiras de custear o curso desejado e precisa comprovar essa situação. Além disso, é necessário que o estudante não esteja matriculado na instituição escolhida e nem possuir alguma ligação educacional nos últimos seis meses da sua inscrição. Por fim, você vai precisar ser aprovado no vestibular ou outros processos de seleção da instituição que possui o seu curso.
Mais Bolsas
Já o Mais Bolsas é um programa direcionado apenas para graduação, especialização e cursos básicos. Mas, o público que o programa visa atingir também são pessoas que não possuem condições financeiras para realizar o curso, oferecendo desconto de até 50%. Ele possui uma ampla abrangência de instituições cadastradas onde você pode procurar pelo curso e pelo lugar que prefere, sendo elas em torno de 10 mil.
A matrícula para o programa mais bolsas é gratuita para que o estudante não tenha nenhum empecilho na hora da entrada na faculdade. Na hora da inscrição, você vai escolher o curso e a instituição desejada, colocar o local e pode escolher também entre a modalidade presencial ou à distância. Depois de concluir a inscrição, será necessário aguardar a aprovação dos analistas para o seu cadastro no programa.
Se você for aprovado, é preciso primeiro pagar a taxa de matrícula da instituição e depois levar a carta do Mais Bolsas informando que você foi contemplado.
Educa Mais Brasil x Mais Bolsas
Apesar dos programas serem parecidos, algumas características próprias de cada um ficam claras ao ler o texto acima. Se a sua intenção é cursos de graduação, pós-graduação ou educação básica, pode escolher qualquer um dos dois, já que ambos oferecem esses cursos. Mas, se a sua vontade mesmo é fazer um curso de idiomas, técnico ou um pré-vestibular, por exemplo, a melhor opção é o Educa Mais Brasil.
Além disso, se você tem pelo menos metade do valor da mensalidade pode escolher o Mais Bolsas, mas, se a intenção é custear quase todo o valor, o Educa Mais Brasil é a melhor opção.
Por fim, conseguimos entender que o Educa Mais Brasil abrange um desconto maior e mais cursos, pois oferece diferentes modalidades. Porém, é interessante também dar uma olhada no site do Mais Bolsas para ver se o curso ideal não está esperando por você ali.
Já falamos aqui em outro artigo sobre as bolsas idiomas, boa leitura!
Sugestões de novos artigos pode deixar nos comentários.