Veja nossas super dicas para aprender inglês de verdade e sair na frente no mercado de trabalho!
A língua inglesa está em todos os lugares. Seja em um bordão informal, seja em algum site disponível apenas em inglês. Aprender a falar e entender não é apenas questão de gostar ou não, mas como um conhecimento que te ajudará a abrir novos caminhos – nos estudos, no trabalho, na comunicação. Como não é todo mundo que tem dinheiro para pagar uma escola ou aulas particulares, muita gente se vê sem meios para aprender. Apesar de existir aplicativos e cursos online grátis ou mais em conta, também não é todo mundo que gosta ou aprende bem da forma tradicional do ensino. Nesses casos, há vários métodos para aprender inglês sozinho de uma forma bem divertida e sem pressão. É claro que para atingir pelo menos um nível básico ou intermediário é preciso foco. Mas as formas de aprender sozinho se mostram muito mais livres e que incluem atividades que você faria como lazer. Veja nossas dicas de como aprender inglês sozinho.
Dicas para aprender inglês de verdade
Leia tambem – veja como conseguir a 2 via do boleto educa mais 2024
A primeira coisa que você precisa saber antes de saber como aprender inglês sozinho, é que você não precisa aprender de primeira a gramática e o significado de palavra por palavra. Tudo isso ocorre na nossa mente aos poucos, relacionando algumas palavras para entender o contexto final. Então não se preocupe em entender todas as linhas no começo, com o tempo e prática você passa a melhorar a pronúncia e a gramática.
Mídias em inglês
Comece mudando suas mídias todas para o idioma inglês (whatsapp, facebook, e-mail, celular, computador, GPS, etc). No começo você pode ter um pouco de dificuldade de entender algumas ferramentas, mas passe a pesquisar o que significa no tradutor e assim irá conhecer novas palavras e funções.
Leia conteúdos no idioma
Comece a ler coisas que você leria em português em inglês. Vale para notícias do mundo, livros, textos, poemas, enfim, tudo. E como no tópico anterior, comece a pesquisar o significado de palavras que você não conhece e que por conta delas você não conseguiu entender o contexto.
Escute em inglês
Comece a escutar em inglês também. Pode ser uma rádio e até a música. Mas passe a escutar prestando atenção. Tente entender o que a música está dizendo. Uma boa dica é começar a traduzir as músicas. Pegue uma letra e traduza com o que você entende e depois confira a tradução para entender as palavras que não sabia. Uma outra forma de relacionar o que você ouve (pronúncia) com o que a palavra significa é assistir clipes com legenda em português. Assim você começará automaticamente a ligar o que ouve com o seu significado.
Conversação
Comece a falar em inglês com outras pessoas ou até com você mesmo. Coisas banais e rotineiras a princípio, como um cumprimento, pedido de comida, etc. Com o tempo comece a aprofundar os assuntos. Dê preferência para uma pessoa que já saiba inglês e possa ir te ajudando no que você não entender. O principal: não tenha medo de falar errado – no começo é o mais normal, o importante é praticar.
Filmes em inglês
Assista filmes ou seriados. Seguindo a mesma lógica das músicas em clipes, comece assistindo com legenda em português mesmo. Para sua mente começar a relacionar a pronúncia com o significado da palavra. Depois avance assistindo com legendas em inglês. Desta forma você aprende a pronúncia, significado e como se escreve a palavra. Por último, passe a assistir sem legenda nenhuma. Nesse momento é a hora de treinar o que você aprendeu nas fases anteriores. Comece vendo filmes que você já viu antes com legenda. Depois treine vendo algo que você nunca tinha visto.
Grupo no WhatsApp
Crie um grupo no whatsapp com amigos que também queiram aprender inglês. Nele compartilhe e receba dicas, vídeos e textos que possam ajudar. Também sempre fale em inglês nele. Comece escrevendo e depois passe a mandar áudios também.
Sempre opte por escolher temas pelos quais você se interessa. Isso irá fazer com que o estudo seja menos maçante e entendiante. Isso vale para todos os tópicos, seja na música, no texto, no vídeo, nos filmes, etc. Desta forma o estudo não será uma obrigação, mas sim um lazer.
Mesmo que aprender sozinho tenha menos pressão, se cobre para praticar pelo menos umas 4 vezes por semana. A prática é o que faz que o inglês se torne uma língua e pensamento natural aos poucos.
Por fim, já falamos em outro artigo sobre as bolsas idiomas do educa mais, sugiro leitura.
E você gostou das nossas dicas sobre aprender inglês sozinho? Conta pra gente!