Confira tudo sobre como acompanhar a aprendizagem escolar da criança, veja dicas e mais!
Demonstrar interesse e realmente participar da aprendizagem escolar da criança é fundamental para seu processo de aprendizagem. Isso porque, ao perceber que pais e familiares se interessam por suas experiências escolares eles se sentem acolhidos e importantes, fazendo com que sua autoestima seja desenvolvida, assim como a autoconfiança. Com isso, eles se sentem mais seguros e aprendem de forma mais simples, assim como estudam para provas e testes com maior tranquilidade. Além disso, é uma maneira de passar mais tempo de qualidade com seu pequeno. Quer saber um pouco mais sobre os benefícios da participação dos pais na aprendizagem escolar dos pequenos? Então continue lendo esse post.
Por que participar da vida escolar dos pequenos?
Leia tambem – veja como fazer um cursinho pre enem gratuito
Ao longo de nossa experiência e leituras sobre o desenvolvimento, descobrimos que a finalização de uma aprendizagem se dá quando nos envolvemos emocionalmente com aquilo, quando promovemos um significado! Por isso quando gostamos muito de um professor, aquela matéria fica mais fácil, e agora em casa, isso não deve ser diferente, os pais também precisam oferecer este apoio emocional.
Por isso é muito importante ajudar sim nas tarefas, agora mais do que nunca, já que as crianças estão estudando em casa. A escola vai semeando as sementinhas ao longo dos dias de acordo com seu currículo e em uma hora significativa a criança tem o insight e aprende. Muitas vezes esta finalização do aprendizado, pode acontecer com o professor, com o amigo, com os pais, com a madrinha, com a tia, com a avó, numa brincadeira e por aí vai.
Vantagens em participar da vida escolar dos pequenos
Graças à participação familiar na aprendizagem, os pequenos recebem apoio e o acompanhamento necessário para tal, conseguindo relacionar e criar pontes entre os aprendizados escolares com o que aprende em casa. Principalmente agora, com os pequenos estudando em casa, isso é muito importante para que eles não fiquem perdidos em relação ao caminho a ser seguido. Veja agora alguns benefícios ao participar da vida escolar:
Facilidade em aprender
Ao participar da vida escolar do pequeno, o processo de aprendizado se torna mais fluido e natural. Isso porque, ele leva o que aprende na escola para casa e vice-versa, e quando é recebido em casa com interesse em saber o que aprendeu, ele se sente apoiado, facilitando com que compartilhe os aprendizados e consequentemente aprenda mais.
Redução de problemas de indisciplina
Participar da vida escolar do seu pequeno é essencial para perceber coisas que não são ditas verbalmente, como por exemplo alguma dificuldade nas matérias, de socialização, entre outros. Quando os pais se preocupam em saber apenas o que está de errado, a criança se sente excluída e se torna defensiva, causando problemas de indisciplina na escola e também em casa.
Ao participar da vida do pequeno, ele começa a olhar o aprendizado e a escola como um todo, de uma forma prazerosa entendendo a importância desses momentos.
Maior disciplina
Com tantos assuntos e matérias, é comum que as crianças mostrem mais interesse para alguns campos do que outros. Inclusive, é natural que elas tenham maiores dificuldades, não compreendendo certos conteúdos ou precisando de maior incentivo para estudar alguma matéria.
Sendo assim, é essencial que ela tenha a disciplina necessária para realizar o dever de casa e entregar trabalhos dentro do prazo estipulado, mesmo de matérias que não tenha muita afinidade. Por isso, quando os pais fazem parte da aprendizagem escolar, eles auxiliem da maneira mais adequada, além de até mesmo incentivar a autonomia e responsabilidade de entrega. Uma boa dica é verificar, ao final do dia, quais são os trabalhos e tarefas solicitados pela escola, realizando as orientações necessárias.
Como participar da vida escolar?
Conte suas histórias escolares, o que deu certo, e o que não deu, afinal crianças e adolescentes querem a verdade. Resgatem todos os jogos que tem em casa, para fazer esta ponte, como material dourado, mímica, perguntas e respostas, jogos com dinheirinho, jogos de percursos com dados, jogos de desafios lógicos, etc.
Participe da tarefa, mostre como é legal aprender coisas novas, mostre como usamos certas habilidades na vida adulta. Afinal, ao entender que os aprendizados do momento têm uma aplicação, as crianças conseguem aprender de forma mais simples e menos abstratas. Quem nunca ouviu a famosa frase, “mas onde vou utilizar isso em minha vida?”. Por isso, mostrar a importância de aprender sobre aquela matéria em específico, é essencial para que eles realmente queiram aprender sobre o assunto. Mostre que todos aqueles cálculos, fazem nosso cérebro ficar mais concentrado e forte!
Ao se sentir ouvida, apoiada e valorizada, a criança consequentemente se sente mais estimulada e motivada para aprender e aproveitar os momentos de estudo, através de conversas, literatura e até mesmo de brinquedos educativos que a estimulem Com isso, além de ajudá-la a desenvolver sua autoconfiança e seus aprendizados técnicos, é ainda uma oportunidade de passar mais tempo com ela. Assim, os pequenos, a escola e a família colhem todos os benefícios, tanto a curto quanto a longo prazo.