Estratégias para a produção de conteúdo nas redes sociais

As redes sociais se tornaram verdadeiras protagonistas da rotina da maioria das pessoas no mundo, mais da metade da população mundial está online todos os dias para saber das novidades e informações. 

Entretanto, além de serem usadas como meios de entretenimento e informação, as redes sociais também se tornaram espaços que permitem o crescimento de empresas e tem levado marcas a patamares nunca imaginados antes. 

Porém, é necessário que haja um planejamento e uma organização muito bem feita pela equipe da empresa para que as redes sociais cumpram o seu propósito e ajudem esse crescimento, e é justamente sobre isso que iremos abordar hoje.

Por que o planejamento para as redes sociais é tão importante?

Muitas pessoas ainda veem as redes sociais como algo divertido e apenas usado para entreter os usuários, mas com o tempo, e principalmente, com o surgimento do marketing digital isso mudou. 

redes sociais dicas

Assim como dentro de uma empresa se é planejado as datas de pagamento, as férias dos funcionários e a reposição de produtos no estoque, os conteúdos produzidos para as redes sociais também precisam dessa constância e comprometimento. 

As redes sociais gostam de perfis que se comprometem com as plataformas e postam conteúdos relevantes em datas e horários padrões.

Isso mostra que o perfil realmente está se esforçando para crescer e a determinada plataforma poderá ajudar com isso. 

Independente de qual for a estratégia escolhida, uma orgânica como o inbound marketing ou uma paga como o Instagram Ads, o planejamento faz toda a diferença para se obter os resultados esperados. 

E por falar em estratégias, selecionamos algumas das mais usadas e dicas nas redes sociais para te ajudar a se planejar de maneira mais objetiva, conhecendo as estratégias que existem e a que mais se enquadram com o objetivo da sua empresa.

Estratégias para as redes sociais do empreendimento 

Sabemos que o universo digital é gigante e possui diversas estratégias e informações para ajudar empresas e negócios a construírem a sua presença online, mas hoje selecionamos apenas algumas das melhores para te ajudar neste processo. 

Marketing voltado para o conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a produção de conteúdos educativos e que agregam algo na vida dos seus seguidores, tudo com o objetivo de mostrar que você possui prioridade no assunto e sabe sobre o que está falando. 

Se você é o produtor de um curso de marketing digital, pode produzir um conteúdo ensinando seus seguidores a como anunciar no Google Ads

 

Dessa maneira, você mostra a autoridade que tem no assunto e aproveita para divulgar o seu produto.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos nada mais são do que campanhas realizadas pelas redes sociais, nas quais você paga para que elas divulguem o seu produto ou serviço para ainda mais pessoas onlines nas redes. 

tendencias redes

Essa estratégia é muito usada justamente por trazer muitas pessoas novas para o negócio por meio de um pequeno valor em dinheiro e sem que seja necessária a presença de uma pessoa para colocar a estratégia em prática, pois a própria plataforma é quem fará isso. 

Invista nos stories 

Os stories são pequenos vídeos que ficam disponíveis nas redes sociais por apenas 24 horas.

 

Por meio deles você consegue criar uma relação e intimidade ainda maior com o seu público, mostrando os bastidores do seu negócio e trazendo eles para perto da sua rotina.

Faça sorteios 

Há quem diga que os sorteios não aparecem as marcas, porém, eles trazem um grande número de novos seguidores para o perfil, e consequentemente, para a marca. 

Por isso, investir em sorteios nos seus perfis nas redes sociais ainda vale muito a pena. 

Faça lives

As lives se tornaram verdadeiros fenômenos após a pandemia do coronavírus, e servem não só para entreter as pessoas, mas também para ensiná-las algo novo ou fazê-las conhecer um novo negócio. 

 

Se você é um profissional de redes sociais, pode fazer uma live explicando como funciona o Facebook Ads ou qualquer outro assunto relacionado ao seu nicho, o que gera ainda mais audiência e intimidade com o seu público. 

Instrumentos para te ajudar na produção de conteúdo 

Agora que você já conhece algumas das estratégias para colocar em prática nas redes sociais o seu negócio, selecionamos também algumas ferramentas simples para tornar o processo e a rotina de produção mais simples para você e sua equipe, são elaa: 

 

  • Trello;
  • Canva;
  • Buffer;
  • In Shot;
  • PicsArt.

 

Todas essas ferramentas são 100% onlines e possuem suas versões e gratuitas e pagas para que você possa testar e verificar se realmente ajudam a otimizar o seu dia a dia.

Considerações finais

Assim como o marketing revolucionou as estratégias e meios de divulgação das empresas, as redes sociais vieram para otimizar processos e o tempo das equipes, trazendo inovação e muitos resultados para as empresas que resolvem investir nelas.