Vai fazer um trabalho acadêmico é não sabe como realiza-lo? Fique tranquilo. Aqui temos as principais dicas para tirar nota 10. Confira.
Na hora de escrever todo cuidado é bom. Além disso, é sempre válido ter um planejamento eficiente e foco. Sempre revisar várias vezes o texto e caso necessário modificar.
Realizar um trabalho acadêmico é uma experiência enriquecedora que fará toda a diferença em sua vida universitária. Além de trazer conhecimento para sua vida profissional.
Através dele você terá um olhar mais crítico e um conhecimento mais amplo sobre um determinado tema. Portanto, auxiliará de grande forma na sua jornada acadêmica.
Mas falando assim parece que é fácil. Mas na prática, a realidade é outra. Na hora de executar um trabalho desse nível muitas dúvidas surgem.
Para te ajudar nesse momento, listamos aqui as melhores dicas para fazer um trabalho acadêmico espetacular e que lhe renderá notas positivas. Confira agora.
Entenda o que é um trabalho acadêmico, antes de começar a fazê-lo
Como qualquer coisa na vida, antes de começar a fazer um trabalho acadêmico é necessário que se entenda bem o que é e como funciona a sua estrutura.
É necessário que se faça uma boa estrutura no desenvolvimento de um trabalho proposto. Abaixo fizemos uma relação com os principais passos para estruturar seu trabalho com qualidade:
- Capa: Deverá sempre ser feita de acordo com as especificações propostas pelo professor universitário
- Lombada: Consiste em uma parte da capa. Nela serão reunidas todas as margens internas do trabalho. Podendo ser costuradas ou grampeadas
- Folha de Rosto: Deverá conter informações do trabalho, como nome completo do autor, título e subtítulo, local
- Errata: Só será utilizada caso necessite de correção
- Folha de Avaliação: Nela a bancada avaliativa anotará dados referentes a aprovação do trabalho
- Dedicatória (opcional): Essa parte é reservada para agradecimentos a pessoas que lhe ajudaram a criar esse trabalho
- Epígrafe: Parte dedicada para algum pensamento ou citação da sua escolha
- Introdução: Uma prévia sobre o tema a ser discutido
- Desenvolvimento: Esse será a parte mais importante do seu trabalho. Preste a máxima atenção, para quem não ocorra nenhum erro
- Conclusão: Aqui você dará a explicação sobre o tema. Diga com as suas palavras o que foi entendido. Mostre-se confiante
- Referências: Cite todos os sites, livros e outras fontes que foram usadas na pesquisa
- Anexo (opcional): Caso seja necessário anexe algum conteúdo para melhor entendimento do leitor
- Índice: Identifique todas as partes do seu trabalho. Enumere-as sempre
- Glossário: Palavras mais complexas e seus respectivos significados
Pesquise sempre
Faça várias pesquisas sobre o tema do trabalho acadêmico. Consulte vários sites, utilize de livros ou enciclopédias. Sempre tenha várias fontes de consulta.
Ao efetuar sua pesquisa, anote todas as informações que são válidas, e só após uma ampla consulta, desse modo sua visão sobre o assunto será mais ampla, consequentemente terá mais fundamentos a apresentar.
Planeje-se
Antes de mais nada, planeje-se como irá ser o desenvolvimento de seu trabalho acadêmico. Assim você estará reconhecendo o território a ser explorado.
Tenha um planner em mãos e através dele crie etapas a serem executadas. Então faça-as sempre com compromisso e total foco. Confira as cinco etapas principais:
- Prepare o tema proposto: Através dessa etapa, você identificará quais são os trajetos que deverão ser seguidos para a pesquisa. Anote todas as informações vistas na consulta sobre o tema
- Elabore o plano para o trabalho: Crie um cronograma de pesquisas e crie prazos. Mantenha sempre o foco e conclua cada prazo determinado
- Pesquisa e análise de informações: E daqui que você começará a ficar a par do assunto que será desenvolvido. Tenha sempre o cuidado de anotar pautas que sejam imprescindíveis
- Organize-se: Respeite sempre a estrutura do trabalho, organize como será feito cada parte e só inicie outra quando a anterior estiver concluída. Além disso, organize o material a ser utilizado
- Revisão do trabalho: Com todas as etapas acima concluídas, e com o trabalho já realizado, reserve um tempo para avisar, tenha uma folha a parte para anotar possíveis modificações
Com um planejamento bem organizado, você não terá dificuldades para a elaboração mais precisa do seu trabalho, garantindo dessa forma qualidade.
Siga as normas propostas
Chegamos ao ponto crucial e que tira muito o sono de alguns estudantes. As tão cruéis normas de formatação. Tenha calma, elas sempre para o seu bem.
Embora temidas, as normas técnicas servem para padronizar qualquer produção de um trabalho acadêmico. Garantindo uma estrutura única para todas as instituições de ensino.
Mas aí vem a pergunta, por quê essas normas são para o meu bem? Simples. Ao segui-las você poupará tempo, já que as mesmas servem como um planejamento do que deverá ser feito.
No Brasil são utilizadas duas formas de formatação, as propostas pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, e também as da APA – American Psychological Association.
Entretanto, outras formas poderão ser adotadas, dependendo exclusivamente de como proponho a instituição de ensino que você esteja cursando