Ceeja x Eja: Qual a diferença entre eles?

Veja como funcionam os programas Ceeja e Eja para quem nao terminou os estudos e quer fazer supeltivo. Ceeja x eja, qual o melhor?

Para quem não conseguiu terminar os estudos no tempo adequado por determinado motivo, pode contar com alguns programas educacionais de nosso governo para conseguir a certificação do ensino fundamental e do ensino médio. Esses programas são gratuitos e te ajudam a terminar os estudos para ir em busca de uma graduação ou simplesmente para ter os estudos pelos quais possui direito. 

São muitos os motivos que levam as pessoas a não terminarem seus estudos no tempo indicado, como necessidade de trabalhar em período integral para ajudar a família, não ter tido a oportunidade de estudar e muito mais. Através de programas como EJA e CEEJA, a população brasileira pode correr atrás do tempo perdido. A seguir, conheça os programas e confira a diferença entre eles. 

O que é o EJA 

Ceeja x Eja

EJA é a sigla para Educação para Jovens e Adultos e permite que você conclua o ensino fundamental e o ensino médio. Geralmente o EJA é oferecido por grande parte das escolas públicas brasileiras e através do EJA, você pode estudar um ano inteiro durante seis meses. As aulas acontecem de segunda a sexta feira na escola, sendo presenciais e geralmente no período da noite, pois muitos que optam por essa modalidade de ensino acabam trabalhando durante o dia. 

Também é possível fazer o EJA à distância, mas não é tão comum quanto a modalidade presencial. Você tem até dois anos para concluir o ensino fundamental e 18 meses para conseguir concluir o médio. Em um ano é possível concluir duas séries do ensino fundamental, por exemplo, pois cada uma é ministrada em seis meses. 

O que é o CEEJA 

CEEJA é a sigla para Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos. Assim como o EJA, o objetivo é ajudar os brasileiros a terminarem seus estudos, permitindo a certificação do ensino fundamental e do ensino médio. No entanto, ele possui alguns diferenciais: são centros específicos para esses estudantes, não sendo disponibilizado em todas as escolas públicas, somente nos centros estaduais que oferecem essa modalidade de ensino. Além disso, no CEEJA, alunos maiores de 18 anos também podem fazer o ensino fundamental. 

Além de ter um foco maior em pessoas já adultas, o CEEJA disponibiliza um plano de estudos muito mais flexível, sendo à distância e exigindo a presença do estudante no centro estadual somente uma vez por mês, no período desejado. Dessa forma, o aluno pode adaptar sua rotina para estudar quando e onde puder. 

ceeja x eja

O estudante recebe um plano de estudos elaborado pelos professores do centro estadual e realiza suas matrículas por disciplina. Tudo é feito para você conseguir estudar em casa, mas também é possível ir até o centro sempre que precisar tirar alguma dúvida. São realizadas avaliações e essas são presenciais. 

Ceeja x Eja: qual fazer? 

A escolha de qual programa aderir vai depender muito da sua idade e da sua necessidade. Se você trabalha o dia inteiro e ainda precisa cuidar da casa, o CEEJA pode ser a melhor opção. Coloque tudo na balança e veja qual se adapta melhor à sua rotina. 

Conclusão

Gostaram das informações pessoal? Já falamos aqui também sobre o bolsa idiomas que é bem maneiro, sugiro a leitura do artigo.

Sugestoes e dicas podem deixar nos comentários.