Muitas pessoas apostavam, no ano passado, que a quarentena já teria acabado em 2021, mas não foi assim que aconteceu.
Apesar de muitas empresas e serviços estarem em funcionamento, a recomendação das autoridades sanitárias é que as pessoas não fiquem saindo de casa quando não for necessário, inclusive devido à segunda onda da doença no Brasil.
Sendo assim, a vida social ainda não foi recuperada e muitas pessoas, especialmente as do grupo de risco, seguem praticando o isolamento social.
Para que o tempo seja bem empregado nesse período, uma boa solução é usar a oportunidade para fazer cursos gratuitos.
Assim como ocorreu em 2020, há diversas empresas oferecendo algum tipo de curso gratuito neste ano e boa parte deles é feita pelo computador.
Conheça 5 cursos gratuitos para fazer durante a quarentena de 2021 e deixar o currículo atualizado e competitivo.
1 – Excel Básico – SENAI
O uso do Excel é muito requisitado quando se procura uma série de empregos, especialmente em escritórios. Aliás, até a organização pessoal pode ser melhorada quando se conta com as planilhas desse programa.
O problema, para muitas pessoas, é conseguir entender todas as fórmulas que acabam regendo as planilhas do Excel e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem um curso EAD gratuito para ensinar tudo.
Para a sua participação, a pessoa deve ter ensino fundamental completo, saber um pouco sobre navegação na Internet e ter a partir de 14 anos.
As inscrições podem ser realizadas acessando o site oficial, o certificado é digital.
2 – Nutrição e Diabetes – SENAC
Pessoas que lidam com alguém que tem diabetes, os próprios diabéticos e os profissionais da saúde que queiram melhorar seu currículo podem aproveitar o curso Nutrição e Diabetes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Nele, será explicado um pouco sobre os tipos de diabetes, como elas acometem as pessoas, o que elas podem causar no organismo e ainda como a alimentação pode ajudar a reduzir as taxas de açúcar.
Inclusive, uma boa alimentação tende a ser a saída para que muitos diabéticos deixem de precisar de insulina, por exemplo.
Para as inscrições, é preciso clicar em https://www.cursosead.sp.senac.br/diabetes_nutricao/index.html.
3 – Redação Corporativa – SENAC
Sendo mais um dos cursos que o SENAC oferece gratuitamente, a Redação Corporativa é primordial para que as pessoas saibam como redigir grande parte dos documentos usados no ambiente de trabalho.
Inclusive, o curso do SENAC trará assuntos básicos da Gramática que, quando as pessoas não entendem bem, acabam escrevendo mal, como concordância.
Quem quiser fazer o curso de Redação Corporativa do SENAC precisa só acessar https://www.cursosead.sp.senac.br/redacao_corporativa_dia_a_dia/apresentacao/home.html.
4 – Preparatório ENEM e vestibulares – Fundação Bradesco
A Fundação Bradesco, dentre os diversos cursos gratuitos oferecidos, tem um preparatório especial para quem fará o ENEM ou prestará um vestibular.
É preciso ter a partir de 14 anos e as inscrições são feitas em https://www.ev.org.br/cursos/preparatorio-enem-e-vestibulares.
No curso, a Fundação Bradesco colocou todas as competências necessárias para ter um desempenho incrível no ENEM e favorecer-se no vestibular também.
5 – Contabilidade Empresarial – Fundação Bradesco
Os profissionais da Contabilidade têm uma ótima chance para se atualizar fazendo o curso Contabilidade Empresarial, da Fundação Bradesco.
Alguns dos seus assuntos são balanço patrimonial, apresentação de balanço, depreciação e despesa contábil, regime de competência, fechamento de balanço patrimonial, razão, demonstração de resultado do exercício, contabilização de receitas e despesas, reservas e provisões, dentre outros.
É preciso ser maior de idade e o curso de Contabilidade Empresarial também é destinado a quem não tem diploma e quer apenas ter uma ideia sobre a contabilidade.
Basta clicar em https://www.ev.org.br/cursos/contabilidade-empresarial para se inscrever, lembrando que o curso tem 18h de duração e que o participante deverá finalizar os módulos em até dois meses depois de se inscrever. Caso contrário, a Fundação Bradesco não disponibilizará certificados.
Vale a pena fazer curso de fora da minha área?
Desde que esse curso não demande conhecimentos prévios, vale a pena: é uma maneira de diversificar o currículo e de mostrar para o mercado de trabalho que se está aberto para tentar funções em outros departamentos, além do claro interesse em continuar aprendendo.
Além disso, um curso de qualificação em outra área, mesmo que básico, pode ajudar a ampliar as oportunidades de trabalho neste cenário escasso.
sugestões de cursos e dicas podem deixar nos comentários!