Libras é uma linguagem visual em que se utiliza os movimentos das mãos, face e do corpo como meio de comunicação. Em todo o mundo, existem mais de 135 línguas de sinais diferentes, incluindo a Língua Brasileira de Sinais, ou simplesmente Libras.
Essa linguagem geralmente é usada para a comunicação de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. No entanto, fazer um curso de Libras pode ser muito rico para todas as pessoas. Neste post, reunimos quatro razões pelas quais a língua de sinais é tão incrível. Confira!
1. Primordial para pessoas surdas
Não podemos ignorar a razão mais óbvia, não é mesmo? Comunicar-se em Libras é extremamente importante para que as pessoas surdas e com deficiência auditiva possam ser entendidas e entender você com mais clareza. Inclusive, a língua de sinais também é uma alternativa para pessoas com deficiência no aparelho fonador, portanto, que são mudas. Apesar de ouvirem, expressam-se por meio da Libras.
2. Estimula a expressão facial e corporal
A língua de sinais não se refere apenas às mãos, mas aos movimentos faciais e corporais. As expressões faciais podem expressar emoções e informações gramaticais. Por exemplo, as sobrancelhas levantadas ou abaixadas podem mudar a estrutura de uma frase afirmativa, para uma interrogativa. Então, na próxima vez que usar a língua de sinais, certifique-se de que suas expressões faciais estejam corretas, ou você pode estar dizendo algo completamente diferente do que gostaria de dizer.
3. Melhora seu lado ouvinte
Você já ouviu com os olhos? Pois é, pessoas que conhecem Libras, costumam ser ouvintes melhores. Afinal, no dia a dia, quem se comunica por meio de sinais deve manter contato visual constante com a pessoa que está conversando. Diferentemente da linguagem falada, não há a possibilidade de desviar o olhar e continuar a ouvir. Esse é um hábito extremamente benéfico para levar para a língua falada, uma vez que ao manter contato visual, você mostra que o papo está realmente interessante.
4. Beneficia pessoas com transtorno do espectro autista
Algumas crianças com Transtorno do Espectro Autista lutam para desenvolver a comunicação verbal. Por isso, aprender Libras pode ser uma ferramenta de comunicação útil para algumas pessoas com autismo. Vale destacar que muitas crianças demonstram uma comunicação de qualidade superior quando têm a oportunidade de usar a língua de sinais em vez de, ou além, da língua falada.
Fazer um curso de Libras online pode beneficiar todas as pessoas, e ainda, é uma excelente ferramenta para a inclusão de pessoas surdas à sociedade com muito mais força. Atualmente, muitas escolas e universidades já incluem o estudo de Libras na sua grade curricular, mas é interessante que todos tenham a oportunidade de dar continuidade nesses estudos para melhorar sua fluência.
Inclusive, a língua de sinais tem uma vantagem sobre a língua falada, quando emitir a voz é fisicamente impossível, como falar debaixo d’água, através do vidro ou à distância. Basicamente, tem uma infinidade de funções que vão além de apenas se comunicar com pessoas surdas ou com deficiência auditiva. E aí, você já usou a Libras para se comunicar com outra pessoa? Conta pra gente a sua experiência aqui nos comentários!